sábado, 24 de março de 2012

Qualidade na educação: parcerias entre a escola e a família

Atualmente se tem falado muito em educação de qualidade e, como sabemos, a família é um dos elementos principais para a realização de uma gestão educativa com progresso. Até porque escola e família possuem fundamental tarefa por serem elas a constituir os primeiros grupos sociais de uma criança. Entre outras considerações, a família é a base principal na formação e desenvolvimento da criança e do adolescente, e a escola dará continuidade ao processo educativo vindo da família.  

O sentido de educação com qualidade apresentado nesse texto, refere-se a educação que é apropriada pelos estudantes em todo o processo pedagógico. Sendo assim, a família é considerada pelos profissionais da educação como grandes parceiras para o sucesso de aprendizagem dos estudantes.

Uma questão é a participação da família na realização das atividades escolares dos estudantes. Em sala de aula o professor transmite o conhecimento científico, trabalha com conceitos e realiza atividades para reforçar os conteúdos ministrados. Na maioria das vezes o educador passa atividades para serem desenvolvidas em casa com a participação da família. Porém, em alguns casos o estudante vem para a escola sem ter realizado as suas atividades.   

Além dessas questões, existem aquelas vinculadas ao acompanhamento dos filhos na escola. Existem pais que não participam de reuniões na escola, não buscam os boletins dos filhos. Ou seja, são pais ausentes no processo de escolaridade dos filhos e que acaba dificultando a educação com qualidade. Para finalizar, cumpre lembrar que nos dias atuais a família e a escola devem ser grandes parceiras para promover a educação dos estudantes com qualidade. A escola deve reconhecer a sua investidura e por isso ser acolhedora, e a família deve também reconhecer a sua função e ser presente na vida escolar dos filhos.

Palavras chave: Escola, família e parcerias.   


 

Texto publicado no Jornal Folha Regional dia 23 de março de 2012.   

Um comentário: