Como se sabe, a música vem desempenhando, ao longo da
história, papel importante no desenvolvimento do ser humano, seja no campo
religioso, seja no moral e no social, contribuindo de forma geral, para a
aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercício de cidadania. De
acordo com Alícia Maria Almeida Loureiro em seu trabalho de mestrado intitulado
“O Ensino da música na escola
fundamental: um estudo exploratório”, “a palavra música vem do grego –
“Mousikê” – e designava, juntamente com
a poesia e a dança, a “Arte das Musas”. O ritmo, denominador comum das três
artes, fundia-as numa só. Como nas demais civilizações antigas, os gregos
atribuíam aos deuses sua música, definida como uma criação e expressão integral
do espírito, um meio de alcançar a perfeição”.(LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O Ensino da música na escola fundamental: um estudo exploratório. Mestrado
em Educação na PUC- Belo Horizonte- Minas Gerais, 2001, p. 36).
Cada cultura possui suas músicas, seu estilo, suas
abordagens e concepções musicais. A música pode ser erudita, tradicional,
popular ou experimental e é essa diversidade que estabelece um compromisso
entre o músico e seu público. Por meio da música é possível transmitir não
somente palavras, mas também sentimentos, ideias e ideais que podem ganhar
grandes repercussões didáticas se bem direcionadas.
Diante essa
situação, cumpre colocar que a música possibilita o desenvolvimento intelectual
e a interação dos estudantes no ambiente social, se for utilizada obviamente,
enquanto um instrumento de ensino de forma planejada.
Para finalizar,
cumpre lembrar que a música como alternativa didática aguça o interesse do
estudante, que muitas vezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no
processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é
aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do
ensino-aprendizagem.
Palavras chave: Música,
escola e aprendizagem.
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