Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos: Uma questão de Educação Ambiental!
Estudantes da 8ª Série da E.E.B.M. 12 de Maio que fazem parte do Grupo Ambiental do Projeto "Verde é Vida" acompanhados do professor Lúcio Vânio Moraes da disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental fazem limpeza no pátio da escola.
A direção da escola juntamente com a equipe técnica pedagógica elaboraram um cronograma para que cada turma venham fazer a limpeza do pátio.
Nessa aula prática o professor Lúcio Vânio Moraes reforçou o conteúdo da Coleta seletiva dos resíduos sólidos (separação correta dos resíduos sólidos e do rejeito). Foi uma aula descontraída e bastante proveitosa para a apropriação do conhecimento transmitido em sala de aula.
Estes foram os resíduos sólidos, rejeitos e lixo orgânico encontrados no pátio da escola.
Resíduos recicláveis:
- Palito de pirulito.
- Latinhas de refrigerante.
- Plásticos.
- Papel seco.
- Copos plásticos.
- Garrafa PETI.
- Tampas de garrafa PETI.
- Pedaços de vidros.
Rejeitos:
- Pacotes de chips e de pipoca doce.
- Papel de bala, de pirulito e de chiclete.
- Pedaços de isopor.
- Chiclete.
- Tecidos sujos.
- Embalagens de merendinha.
- Papel higiênico.
Orgânico:
- Cascas de frutas.
- Papel engordurado.
- Folhas secas.
- Guardanapos.
- Pequenos gravetos.
Os integrantes do Grupo Ambiental da 8ª Série explicam sobre a Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos.
RECICLÁVEL: São os resíduos aproveitados pelas indústrias para fazer outros materiais. Nesta lixeira você pode depositar embalagens de papel, plástico, vidro e metal. O resíduo reciclável deve ser limpo e seco. Nunca esqueçam que o papel não deve ser amassado, pois, quebra as fibras e dificulta a sua reciclagem.
ORGÂNICO: São restos de alimentos, cascas, folhas e capins, guardanapos molhados ou engordurados, que fazendo a compostagem são transformados em adubo orgânico para plantações.
REJEITO: Lixo que vão para o Aterro Sanitário. São papéis higiênicos, E.V.A, isopor, carbonos, fita crepe, papéis plastificados e metalizados, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, dentre outros, são exemplos de lixo resíduos que não podem ser reaproveitados e por isso é LIXO.
Conteúdo postado pelo professor Lúcio Vânio Moraes em 11 de abril de 2012. Essa atividade integra as ações do Projeto "Verde é Vida" na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário